Aula de Tamborim

O tamborim é um instrumento muito tradicional no Brasil, usado no samba e nos diversos ritmos que cercam esta cultura. Nesta vídeo-aula Robertinho Silva apresenta as múltiplas maneiras de se tocar o tamborim, demonstrando detalhadamente as possíveis formas de se segurar o instrumento e as diferentes baquetas utilizadas com a proposta de alguns exercícios básicos para que o aluno possa entender gradualmente os toques, intenções e contextos musicais em que eles aparecem.

O primeiro bloco é dedicado ao toque “teleco-teco”. Tocando com a baqueta de madeira e com os dedos (sem baqueta), Robertinho apresenta uma introdução, praticando “pergunta e resposta” que significa tocar alternando a mão direita (pergunta) e a esquerda (resposta), como se fosse uma conversa. Os exercícios são feitos de forma gradual, com e sem “resposta”, demonstrando os toques e variações em diferentes andamentos e com repetições, até chegar ao toque completo. Repare que em alguns deles o músico demonstra, empiricamente, uma técnica própria tocando a “resposta” também com um dos dedos da direta, alternando com a “pergunta” na mesma mão.

O segundo bloco é dedicado ao toque “carreteiro”, usado no samba-enredo, com baqueta. Robertinho inicia o bloco mostrando o movimento que se faz com as mãos, ainda sem instrumento, para depois fazer um aquecimento da mão que segura o tamborim.

Todos os exercícios são feitos de maneira gradual, com repetições e diferentes andamentos, amparados por um material teórico, a Pauta Musical.

Contando algumas curiosidades do tamborim e de sua história, ele faz também comentários valiosos sobre a sonoridade do instrumento e detalhes de sua execução. Através desta aula o aluno poderá avançar passo a passo na técnica do instrumento e alcançará um “vocabulário” básico, podendo praticar seus toques nas mais diferentes situações musicais.

Dúvidas e sugestões poderão ser enviadas por email ou skype e serão respondidas porum instrutor autorizado.

Aula de Tamborim

Aquecimento

Exercício Básico 1

Exercício Teleco-teco

Exercício Carreteiro